CAPIM DOURADO O OURO DO JALAPÃO

O capim dourado é uma espécie de capim (Singhnantus sp) que existe somente na região do Jalapão, localizado no estado do Tocantins, com a palha do qual se faz artesanatos, tais como: pulseiras, brincos, chaveiros, bolsas, cintos, vasos, peças de decoração entre outros.
Sua característica principal é a cor que lembra a do ouro. A principal localidade, onde começou o desenvolvimento da produção artesanal, é Mumbuca emTocantins, um vilarejo localizado no município de Mateiros. Atualmente esses artesanatos são produzidos em outras localidades da região do Jalapão.
O Capim Dourado só pode ser colhido entre 20 de Setembro e 20 de Novembro para que não entre em extinção. Existem regulamentações no estado do Tocantins que proíbem a saída do material "in natura" da região, somente em peças já produzidas pela comunidade local, visando assim à sustentabilidade ambiental, social e econômica do local.
O artesanato Capim dourado foi mostrado pela primeira vez a um grande público em 1993 na primeira FECOARTE (Feira de Folclore, Comidas Típicas e Artesanato do Estado do Tocantins) em Palmas Tocantins.
Incentivados pela primeira-dama do município, Eleusa Miranda Costa, os Artesãos apresentaram um trabalho que despertou o reconhecimento do publico em geral e das autoridades presentes, classificando o artesanato de mateiros em primeiro lugar pela originalidade das peças em capim dourado. Atualmente, as peças já produzidas em capim dourado podem ser encontradas em diversas partes do BRASIL.
A Associação Capim Dourado foi criada em 2000 por um grupo de artesãs do Povoado de Mumbuca, em Mateiros, Tocantins. O objetivo da associação é manejar o capim dourado (Syngonanthus nintens), além de organizar e estimular a comercialização do artesanato, que constitui a principal fonte de renda das comunidades residentes no interior do Parque Estadual do Jalapão.
Com o Projeto Certificação do Artesanato do Povoado de Mumbuca, apoiado pelo PPP-Ecos, a associação pretende atestar a qualidade e a origem dos produtos do capim dourado, por meio do fortalecimento das técnicas produtivas dos artesãos e artesãs de Mumbuca, visando à sua melhor inserção no mercado.
Além disso, a associação pretende tornar a área em que vivem as 22 comunidades, hoje transformada em Parque Estadual, em Reserva de Desenvolvimento Sustentável, como forma de manter a identidade cultural das comunidades tradicionais e continuar promovendo a conservação do Cerrado no entorno do Parque Estadual.

Produtos: Artesanato em capim dourado

Cidade: Mateiros/TO e Jalapão/TONº de Famílias: 20

Solução local, artesanal criativo e com bom gosto!


Elegância


Decoração com bom gosto

Temos que aprender a valorizar mais a cultura e o artesanato local, o nosso país é rico em arte e inspiração com os recursos naturais que aqui possuímos, agora é a vez do Tocantins, espero que todos curtam essa ideia


Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code